terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cuidados com a gravidez




A gravidez é uma fase da vida em que o corpo da mulher sofre grandes e significativas modificações, e para garantir tanto a saúde do bebê quanto da futura mamãe é preciso que sejam realizadas as consultas durante a gestação constantemente, assim como todos os exames solicitados pelo médico.


Os procedimentos de rotina são variados, como teste de urina, avaliações da tensão arterial e do peso, palpação abdominal para medir a altura e verificação da posição e tamanho do bebê, auscultação dos batimentos cardíacos fetais, exame ginecológico no início e no final da gravidez e outros.

Durante a gestação é recomendado que a mulher diminua o consumo de determinados alimentos, como doces, bolos, café, álcool, chá, bebidas gaseificadas, carnes mal passadas (devido a toxoplasmose), marisco (para evitar o risco de salmonelas), queijo fresco de leite não pasteurizado (devido ao risco de brucelose). Quanto a atividade física, os exercícios e
esportes devem ser reduzidos, principalmente os que exigem mais do corpo e possuem grande intensidade, sendo que caminhar é um ótimo exercício durante a gestação, já que melhora a circulação sanguínea e reduz determinados efeitos, como estresse, tensões físicas, prisão de ventre e fadiga.

       Uma dúvidas que muitas mulheres têm durante a gravidez é quanto as relações sexuais, ou seja, pode ou não pode? De acordo com especialistas, a gestação não impede de continuar a ter uma vida sexual ativa, desde que fazer sexo não prejudique o bebê, ou seja, é preciso ter cuidados em relação a algumas posições. Para saber mais os cuidados que a mulher deve tomar durante a gestação, questione o seu ginecologista, o profissional que tem a capacidade de lhe orientar em inúmeros aspectos.

Fonte: Oito Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário