sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Esta se sentindo inchada hoje?


Existem dias em que as mulheres se sentem bastante inchadas, mesmo estando longe do período menstrual. As calças ficam mais apertadas, as meias marcam os tornozelos e até alguns anéis podem não entrar nos dedos. A retenção de líquidos pode ser uma das causas, além da falta de movimentação do corpo e até por algo que ingerimos, pois alguns tipos de alimentos podem estufar o estômago, dando a sensação de peso e inchaço.
Mas, geralmente, é mesmo a retenção de líquidos que provoca essa sensação que nos deixa até com a impressão de ganho de peso. Mas existem algumas medidas fáceis e simples que podem combater o inchaço de forma eficiente. Assim, o incômodo diminui e o bem-estar aumenta bastante. Confira abaixo as principais dicas.

Diminua o sal


Está mais do que comprovado que o excesso de sódio contido no sal retém os líquidos do organismo, causando inchaço e aumento de peso. Além disso, pode elevar a pressão arterial. Por isso, na hora de temperar saladas e a comida, use o sal com moderação. Uma boa dica é utilizar mais ervas aromáticas para dar mais sabor às refeições, reduzindo a necessidade de pesar a mão no sal.

Beba mais chá


O consumo de chás de ervas naturais está associado a uma vida saudável e aos costumes orientais. Essa tradição é uma ótima aliada na hora de hidratar o corpo, e alguns ingredientes têm ainda o poder de ajudar a combater o inchaço e facilitar a digestão, como a cavalinha, o hibisco e o chá amarelo. Este último é rico em ácido gálico, uma substância que protege o fígado de toxinas e combate a retenção de líquidos.


Movimente-se já!


Se você não faz nenhuma atividade física, isso pode contribuir bastante para o inchaço permanecer por mais tempo. Até um exercício comum como a caminhada pode auxiliar no combate à sensação de “balão cheio". A atividade física estimula a circulação sanguínea e acelera o metabolismo. Por isso, mexa-se. Está sem grana para a academia? Reserve um tempinho para dar algumas voltas pela sua vizinhança e também alongue lentamente cada parte do corpo. Isso já vai ajudar bastante.

Beba muita água


Uma garrafinha de água pode e deve ser uma companheira no seu dia a dia. Tenha uma onde você estiver: carregue uma na bolsa, deixe sempre uma na mesa do trabalho, em casa e, é claro, na hora de fazer algum exercício. Manter uma boa hidratação contribui para a eliminação de toxinas e uma maior circulação sanguínea. Com isso, o sódio presente no corpo não fica retido, o que facilita a redução do inchaço. Além desses benefícios, a água favorece o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, que também pode ocasionar mal-estar e inflar o abdômen.


Alimentos poderosos


Alguns alimentos têm o poder de auxiliar no combate ao inchaço. Tenha sempre em suas refeições itens como frutas (por exemplo, abacaxi, melão e melancia), folhas verdes, cenoura, cereais, arroz integral, mel e carnes brancas.
Consuma com moderação, ou evite, feijão, carnes vermelhas, frituras, queijos amarelos, refrigerantes, embutidos e açúcar, pois são alimentos mais pesados, que fermentam com facilidade e causam desconforto abdominal, inchando a sua barriga.

Faça drenagem linfática


A drenagem linfática é a melhor delas para desinchar e combater a retenção de líquidos. Ela pode ser feita por profissionais em clínicas de estética, mas você também pode fazê-la em casa com movimentos simples e fáceis:
  • Com a ajuda de um hidratante deslize levemente as mãos, começando pelos tornozelos e subindo para as coxas;
  • Depois faça o mesmo movimento, da parte interna das coxas até a altura da virilha;
  • Faça levemente o movimento em cada braço, passando dos punhos até a axila;
  • Finalize com movimentos circulares no abdômen, em volta do umbigo.
Com essas medidas você vai conseguir mandar o inchaço para bem longe, deixando você mais fininha e com mais bem-estar.

Fonte: TodaEla

Nenhum comentário:

Postar um comentário