segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Grávidas podem beber refrigerante?

O melhor a fazer é substituir as bebidas gaseificadas por sucos naturais.
Grávidas podem tomar refrigerante, mas com cautela.

Não há uma contraindicação ao refrigerante, exceto nos casos de gestantes com diabetes. No entanto, os médicos lembram que existem alternativas muito mais saudáveis para este período, capazes de oferecer nutrientes importantes para a mãe e para o bebê.


A nutricionista da Universidade Federal de Pelotas Carla Alberice Pastore explica que a bebida ainda tem a desvantagem de aumentar o desconforto gástrico durante a gestação. “O desconforto piora com o consumo de bebidas gaseificadas – isso inclui a água mineral com gás – já que azia e refluxos são muito frequentes na gestação”. Além disso, segundo o nutrólogo José Alves de Lara, o consumo exagerado da bebida pode predispor a gestante a doenças como osteoporose e anemia, por causa da cafeína.


Debora Rodrigueiro, do departamento de Morfologia e Patologia da PUC-SP, lembra que o consumo de refrigerantes pode aumentar os riscos da diabetes gestacional. “A gravidez exige demais do metabolismo da mulher, o que faz com que os refrigerantes de cola não sejam bem absorvidos pelo organismo feminino neste período. A consequência disso é semelhante ao uma dieta cheia de açúcar: prejuízo para as células produtoras de insulina no pâncreas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário