segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Grávidas podem tomar banho de mar?

Grávidas podem tomar banho de mar, mas com muito cuidado. O banho de mar ajuda a relaxar e promove bem estar físico e psíquico às gestantes, portanto, a praia está liberada. Mas nada de exagerar. “O mergulho deve ser evitado, assim como furar ondas, devido ao impacto sobre o ventre”, explica a ginecologista e obstetra Denise Coimbra, do serviço de reprodução humana da Escola Paulista de Medicina. A mesma recomendação é dada pelo ginecologista Odair Albano. “No final da gestação evite bater de frente nas ondas”, indica.


O esforço deve ser moderado e durar entre 20 e 40 minutos, com intervalos de descanso. A gestante também deve evitar permanecer com roupas úmidas por muito tempo, para evitar a candidíase, bastante comum na gravidez.

E não se esqueça do protetor solar. “A mulher deve utilizar filtros e evitar exposição ao sol após as 10 e antes das 16 horas”, diz Tânia Scudeller, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unifesp e pesquisadora de Fisioterapia em saúde da mulher. Mulheres que não seguirem a recomendação estarão mais sujeitas às manchas na pele conhecidas como cloasma ou melasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário