quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Grávidas podem tomar remédios para azia?


Grávidas podem tomar remédios para enjoos e azia, mas só com orientação médica.
“O enjoo e a azia fazem parte dos sintomas do primeiro trimestre de gravidez. Uma boa orientação sobre horários e alimentação pode amenizar o problema”, explica a ginecologista e obstetra Denise Coimbra.


O farmacêutico Rogério Hoefler, conselheiro Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim) do Conselho Federal de Farmácia, também contra-indica o uso de medicamentos durante a gestação. “Tente identificar e evite na medida do possível os fatores que aumentam a ocorrência de náuseas como alimentos e odores. Procure selecionar alimentos com sabor e odor brandos e de fácil digestão”, sugere.

No entanto, se não for possível controlar o desconforto gástrico com essas medidas, procure um médico. “Existem antiácidos com hidróxido de magnésio podem ser empregados para controlar azia, mas deve ser evitado o uso frequente ou em doses elevadas deles”, afirma Hoefler.

O ginecologista e obstetra Odair Albano lembra ainda que remédios para enjoo podem provocar sonolência e os usados para azia podem alterar o funcionamento do intestino. “Para combater estes sintomas, procure ter uma alimentação leve, em pequenas porções, e evitar períodos em jejum”, orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário