terça-feira, 13 de setembro de 2011

Saiba quais os principais benefícios da Pílula Anticoncepcional



A pílula anticoncepcional é o método contraceptivo mais utilizado no mundo. O contraceptivo oral é uma forma reversível de controle de natalidade que preserva a fertilidade da mulher, mesmo após longos períodos de utilização.

- Alívio dos sintomas da TPM

Um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva de Campinas (CEMICAMP) envolvendo 860 brasileiras com idades entre 18 e 35 anos, revela que aproximadamente 80% das mulheres informam que têm ou já tiveram TPM (Tensão Pré-Menstrual), sendo que 60% dizem que os sintomas afetam as suas atividades diárias e domésticas e 65% que o distúrbio interfere em seu desempenho profissional. A drospirenona (princípio ativo) é uma opção de contraceptivo oral que diminui a retenção de líquido, inchaço e, consequentemente, auxilia na manutenção do peso, além de melhorar os sintomas emocionais e físicos característicos da TPM, como nervosismo, ansiedade, alterações de humor, irritabilidade, cólicas menstruais, mastalgia (dor nas mamas), cefaléia (dor de cabeça) e distúrbios do apetite e do sono. Trata-se da única pílula anticoncepcional de baixa dose hormonal aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration, dos EUA) para tratar os sintomas mais severos da TPM.

- Redução da incidência de câncer na mulher

Um estudo publicado na revista científica Expert Opinion demonstrou que o uso de pílulas anticoncepcionais por longos períodos diminui o risco de tumores de ovário, do endométrio (camada interna do útero) e colo-retal. O estudo foi baseado na revisão de aproximadamente 100 trabalhos científicos e concluiu que a pílula pode ser utilizada também no tratamento da endometriose (doença em que áreas do endométrio se implantam fora do útero), da menorragia (fluxo menstrual intenso) e de miomas uterinos.

- Tratamento da síndrome dos ovários policísticos

Frequente em mulheres em idade reprodutiva, a síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio que se manifesta de diversas formas. Irregularidade menstrual, acne, aparecimento de pelos espessos na face e em outras regiões de formação masculina, entre outros sintomas, são algumas das queixas mais frequentes. O tratamento da SOP melhora o ciclo menstrual e a pele da paciente. O tratamento é feito muitas vezes através de anticoncepcionais que apresentam em sua fórmula hormônios antiandrogênicos, como a drospirenona ou produtos para tratamento de distúrbios hormonais que apresentem em sua formulação o acetato de ciproterona.

- Redução da oleosidade da pele e do cabelo

Diversos estudos comprovam que o uso da pílula anticoncepcional também é benéfico para a pele e o cabelo. Pílulas com drospirenona ou acetato de ciproterona contribuem para a redução da produção sebácea, isto é, da oleosidade responsável pela formação de cravos e espinhas e que, além disso, deixa o cabelo com brilho excessivo. O uso da pílula com estes componentes permite que a mulher tenha tanto a pele quanto o cabelo com um aspecto mais saudável.

- Diminuição da cólica menstrual e redução do fluxo menstrual excessivo
A cólica menstrual (dismenorréia) é um dos sintomas mais comuns, presente entre 50% e 90% das mulheres jovens e o uso do contraceptivo oral ajuda na redução do sintoma de 70% a 80% dos casos. Já a menorragia (sangramento menstrual excessivo) atinge aproximadamente 10%  das mulheres. Com o uso da pílula anticoncepcional a solução do problema chega a 50% dos casos.

- Diminuição da retenção de líquido, inchaço e aumento de peso

As pílulas com formulações mais modernas, como as que contêm drospirenona, podem ajudar a combater algumas das principais reclamações das mulheres, a retenção de líquido, o inchaço e o aumento do peso devido a esses líquidos. A drospirenona é um hormônio semelhante à progesterona produzida naturalmente pelo organismo feminino, que com sua ação antimineralocorticóide atua diretamente na prevenção da retenção de líquido. Graças a esta ação, o líquido não fica preso no organismo, o corpo não incha e consequentemente existe auxílio à manutenção do peso.

Fonte: Bayer Schering Pharma

Nenhum comentário:

Postar um comentário