quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Higiene Íntima Feminina

Higiene Íntima Feminina
Muito se fala a respeito da higiene íntima da mulher: de que maneira ela deve ser feita ou quais os produtos adequados para uma higienização correta. Porém, a rotina conturbada de milhares de mulheres colabora para o descuido com a própria saúde, principalmente quando se trata da saúde íntima.
 
A mulher contemporânea trabalha durante 8 horas, frequentemente sentada na frente de um computador. Ela usa calça jeans com freqüência além de usar protetor diário de calcinha — o que diminui a ventilação e ajuda a abafar o local. Há também o hábito de fazer depilação, muitas vezes agressiva. Esse conjunto de ações provoca o desequilíbrio da proteção natural da vagina, o que colabora para o surgimento de infecções.

Cuidados com a Saúde Íntima
  • Usar proteção na relação sexual para evitar doenças
  • Usar calcinhas de algodão
  • Evitar calcinhas apertadas e com lycra
  • Usar roupas adequadas para ventilação da região
  • Não emprestar calcinhas, biquíni ou toalhas de amigas
  • Lavar a calcinha adequadamente para evitar proliferação de fungos
  • Usar sabonetes íntimos diariamente
  • Utilizar protetor de calcinha somente quando necessário
  • Evitar absorventes perfumados, pois podem causar alergia
  • Não deixar o absorvente interno o dia todo pois pode haver proliferação de bactérias
  • Dar preferência aos papéis higiênciso brancos e sem perfumes. Os coloridos e perfumados podem causar alergias
  • Evitar banho muito quente, pois pode irritar a mucosa vaginal
  • Consultar um ginecologista sempre que perceber alguma irregularidade
Sabonetes para Higiene Íntima
Higiene Íntima Feminina

O pH vaginal é ácido e ocasionado pela ação dos bacilos de Doderlein. Eles são responsáveis pela manutenção do pH ácido da vagina da mulher, o que evita o crescimento de bactérias na flora vaginal. Por isso, o uso de produtos como sabonete líquido (que contém ácido lático) específico para a região intima é o mais indicado para ajudar a preservar o pH e manter a proteção natural da mucosa vaginal.
Além de evitar a proliferação de bactérias, os sabonetes íntimos mantêm a a região externa da vagina protegida e livre de odores, coceiras e secreções das mais variadas proveniências.

Vale ressaltar que o mais importante de tudo é que a mulher conheça melhor o seu corpo e cuide da sua saúde de modo geral, acompanhando suas alterações ao longo da vida. E, sempre que tiver alguma dúvida, procure um médico especialista.

Fonte: Beleza e Saúde

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cuidados com a gravidez no Verão





Comer e beber
No Verão, a alimentação quer-se fresca e saudável. Mas nem tudo o que é fresco faz bem, principalmente se está grávida. A água é o melhor para matar a sede, já que os sumos de fruta, mesmo os naturais, têm muito açúcar e não tiram a sede. É importante respeitar os horários das refeições de forma a evitar a hipoglicemia e hipotensão. Escolha alimentos frescos e naturais e de parte devem ficar os fritos, que dificultam a digestão. As grávidas devem ter atenção a alimentos como a alface, por exemplo, que pode estar mal lavada. Outros cuidados devem ir ainda para as saladas em geral, principalmente com maionese (perigosa no Verão), e os queijos frescos (por causa da toxoplasmose).


Roupa
Analise o seu guarda-roupa e certifique-se que tem vestidos esvoaçantes, frescos e largos que permitem andar à-vontade. São leves e mais práticos quando as idas à casa de banho se tornam frequentes. As calças para grávidas são outra opção, principalmente as de algodão ou linho, porque são mais confortáveis e frescas. Para as pernas deve investir nos cremes e sprays para o cansaço, dado que as meias de descanso são quentes. Quanto ao calçado, os saltos, já se sabe, são de evitar enquanto que os sapatos abertos são a melhor opção.


Ao ar livre
Deliciosos passeios à beira-mar nas horas de menos calor fazem maravilhas: poder desfrutar do sol e da brisa do mar ao mesmo tempo é dos melhores bálsamos para o espírito e para o físico. Mas, mesmo na praia, existem algumas questões a considerar, como evitar-se a rebentação forte, principalmente se o bebé está a quase a nascer; nadar sozinha ‘fora de pé’ e deitar-se na toalha, dando preferência à cadeira. A questão é que, tanto na praia como na piscina, o cretal de parto pode já estar aberto (a partir do sétimo mês), o que facilita a transmissão de doenças ao bebé. Além disso, as águas podem rebentar sem que se aperceba!


No local de trabalho
Quem tem tensão baixa pode sentir-se pior nesta altura do ano, com tonturas e sensação de desmaio. Para ajudar, nada como um café, de manhã, e ter sempre um rebuçado na carteira (que aumenta os níveis de açúcar). No caso de uma queda de tensão, a solução é sentar-se e descansar, de preferência deitada, com as pernas mais altas do que a cabeça. Aliás, sentada à secretária, as pernas devem estar elevadas (com uma caixa, por exemplo) pois facilita a circulação. Não cometa o erro de descalçar-se quando os pés começarem a inchar; vai ser mais difícil voltar a calçar os sapatos. Embora não haja razão para ficar parada, não vale fazer grandes esforços ou trabalhar até ao limite.




segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cuidados ginecológicos no Verão


Verão é tudo de bom! Sol, calor, mar, piscina, a pele mais bronzeada, são alguns fatores que as mulheres adoram. Cuidados com a hidratação da pele, unhas, pés são fundamentais para manter a beleza em dia. Inclua em seus cuidados a sua intimidade! Adquirir cuidados ginecológicos no verão é garantia para curtir a estação com tranquilidade!

Conversamos com a ginecologista Dra. Glene Rodrigues e a nutricionista Anna Castilho e separamos algumas dicas para você aproveitar o melhor da estação com a saúde em dia!


Cuidados ginecológicos no dia a dia:
Evite ficar com o biquíni molhado muito tempo, pois o local úmido favorece a proliferação da candidíase. O fungo cândida tem como sintomas: sensação de coceira intensa acompanhada de ardência após a relação sexual e micção, inchaço e vermelhidão. Troque o biquíni por um seco se for ficar muito tempo na praia. Não ultrapasse 2 horas e meia com o biquíni molhado!


"A candidíase é transmitida através da relação sexual, os homens geralmente são portadores assintomáticos, ou seja não manifestam nenhum sintoma. Para as mulheres uma vez adquirida a doença, sempre ficarão algumas cepas da cândida na vagina, porém num nível baixo após tratamento, porém, stress, baixa de imunidade, acidez vaginal aumentada (abuso de doces, uva), e excesso de umidade favorecem a sua recorrência", alerta Dra. Glene.


É importante ressaltar que o uso da camisinha evita a transmissão de candidíase e outras doenças sexualmente transmissíveis. Faça sexo seguro!
Outro vilão da temporada seja na praia ou na piscina é o Molusco; verrugas bem pequeninas vistas a olho nu que vão crescendo lentamente. "Você pode perceber no mês seguinte à temporada na praia. São vírus adquiridos por contaminação da pele em areia e água (de piscina também!), contagioso pode acometer a região da vulva e períneo. O tratamento é a retirada com agulha ou cauterização em consultório médico.", alerta a ginecologista.


Após o banho do mar ou de piscina tome uma ducha e evite deitar diretamente na areia, use uma toalha.
Atenção: inclua esses cuidados ginecológicos de verão aos hábitos das crianças. Garanta à saúde desde cedo. 


Saúde ginecológica
O tratamento da candidíase medicamentoso é feito com antimicótico via oral e cremes vaginais ou óvulos. O casal deve ser tratado. Quando a candidíase é de repetição o tratamento pode se prolongar em até 6 meses, (uma vez ao mês no período pré menstrual, onde o pH da vagina já se torna mais ácido fisiologicamente).


O uso de banho de assento com bicarbonato de sódio é aceitável em vigência da infecção por cândida, porém não como prevenção, pois o pH da vagina tem uma flora bacteriana que pode se desequilibrar.


Algumas mulheres aplicam violeta genciana a 2% em solução aquosa e alcoólica, que se encontra na farmácia comum. Isso não é indicado, pois o uso de solução aquosa numa vagina com processo inflamatório é muito doloroso. A violeta indicada em solução aquosa deve ser manipulada, e o médico é quem faz as emborcações vaginais no próprio consultório.", ensina Dra. Glene Rodrigues. O tratamento do molusco é a retirada local com uso de agulha ou cauterização da lesão pelo médico.


De qualquer forma com ou sem as doenças, a higiene local deve ser feita sempre com sabonete neutro (de bebê), de preferência líquido (glicerina). Há no mercado vários sabonetes íntimos para a mulher. Atenção ao PH deve-se evitar os que acidificam a vagina.


Cuidados ginecológicos com o uso de probióticos:
Para tratar a candidíase, Anna Castilho aconselha "comer o máximo de alimentos vivos (naturais), evitar açúcar, alimentos refinados, alimentos industrializados e consumir diariamente alimentos ou cápsulas de probióticos, que agem tanto na prevenção como no tratamento da cândida. Os probióticos são bactérias intestinais benéficas que agem contra bactérias patogênicas, vírus e e fungos. Existe ainda alguns probióticos vendidos em pó, que podem ser utilizados em banhos de assento para complementar o tratamento".


Saúde da gestante
A gestante tem uma predisposição maior a desenvolver candidíase, pois o pH vaginal da grávida já é mais ácido e a cândida se desenvolve melhor no meio ácido, porém os cuidados são os mesmos. Siga todos os cuidados ginecológicos e aproveite ao máximo a estação! 


Fonte: Uol.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Miomas na Gravidez

Uma das questões mais preocupantes que rondam a cabeça de muitas mulheres é com certeza quanto aos miomas, ainda mais se há uma gestação ou se estão tentando engravidar.


A fim de esclarecer algumas dúvidas e tranquilizar nossas leitoras este artigo trata sobre as principais preocupações a respeito do assunto:

O que sabemos é que os miomas são tumores benignos, que são encontrados com maior frequência no útero, um problema considerado normal e que acomete muitas mulheres em período fértil, pode ocorrer na puberdade, mas desenvolve-se principalmente na fase adulta com incidência maior nas mulheres de pele negra e em mulheres que nunca engravidaram, seu desenvolvimento se dá devido a elevados níveis de progesterona no sangue.


Nem todos os miomas dificultam a gravidez, o que ocorre é a dificuldade do espermatozóide em encontrar o óvulo que pode ocorrer devido aos miomas submucosos, que são aqueles localizados próximos a cavidade uterina e que distorcem essa cavidade ou miomas intramurais que são os mais comuns localizados na parede do útero que comprimem as trompas.


Mas estudos comprovam que a maioria das mulheres não apresentam problemas durante a gestação e nem dificuldades na hora do parto devido a existência de miomas, em todo caso deve-se fazer um acompanhamento com um profissional para que não ocorra a possibilidade de vir a desenvolver uma gravidez de alto-risco, além do acompanhamento médico e exames rotineiros de pré-natal deve-se ter uma atenção especial, mesmo quando não há sintomas anormais.


Durante a gravidez o estrogênio que é um hormônio feminino tem seus valores elevados, por isso os miomas crescem durante a gestação e podem aumentar consideravelmente de tamanho, causa principal de abortamentos, uma vez acompanhadas por profissionais experientes em que a gestação se desenvolva sem problemas os miomas não afetam em nada o feto.

Algumas mulheres com miomas relatam sentirem mais dor do que as que não têm esse problema, isso se deve ao fato de um crescimento exagerado e desregulado dos miomas que acabam por embolizar, literalmente o mioma morre, pois através desse crescimento ele não recebe sangue suficiente para sua nutrição, por esse motivo a dor se torna mais frequente, os miomas em grávidas quando não acompanhados por médicos aumentam a incidência de partos prematuros e elevam em até seis vezes a chance de um parto por cesárea.


Na maioria dos casos não há necessidade de tratamentos, uma vez que os miomas não causam sintomas desconfortáveis. Trata-se de uma doença muito comum e devem-se descartar os procedimentos cirúrgicos quando desnecessários.



Fonte: Sexo Frágil