segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Comer peixe reduz pólipos do cólon em mulheres


Mulheres que consomem, pelo menos, três porções de peixe por semana têm um risco reduzido de desenvolver alguns tipos de pólipos do cólon. A descoberta é de pesquisadores do Vanderbilt-Ingram Cancer Center, nos Estados Unidos, que afirmam que a gordura ômega-3, presente em peixes como o atum, a sardinha e o salmão, pode reduzir a inflamação no corpo e ajudar a proteger contra o desenvolvimento de pólipos do colón que podem evoluir para tumores.

Participaram do estudo mais de 5.300 pessoas que se submeteram a colonoscopias. Os participantes responderam a um questionário sobre alimentação para determinação da frequência com que consumiam peixes. Amostras de urina foram utilizadas para medir biomarcadores para um hormônio relacionado à inflamação.

Publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o estudo descobriu que as mulheres que consumiam o equivalente a três porções de peixe por semana apresentavam uma diminuição de 33% no risco de desenvolver pólipos do cólon e nível mais baixo do hormônio prostaglandina E2, que está ligado à inflamação. No entanto, o mesmo não foi observado entre os homens.

“A diferença nos resultados pode estar na alimentação em geral”, diz Dr. Harvey Murff, coordenador da pesquisa. "Mesmo que os homens estejam comendo mais ácidos graxos ômega-3 também podem estar comendo mais ácidos graxos ômega-6, o que pode ser cortar o efeito”, finaliza.

Fonte: Boa Saúde