terça-feira, 3 de abril de 2012

Tipos de miomas

Tipos de Miomas: Mioma subseroso,  Mioma intramural, Mioma submucoso, tipo 1 e tipo 2

Existem 3 tipos de mioma uterino e eles podem desenvolver-se dentro, fora ou ao redor do útero, e alguns podem ainda surgir também no colo do útero.
Entenda os três tipos de mioma:

Mioma subseroso - está localizado na porção mais externa da parede uterina, chamada de serosa. Esse tipo de mioma não costuma apresentar sintomas, exceto quando atinge grandes volumes, podendo causar compressão dos órgãos adjacentes.

Mioma intramural - nasce e permanece na parede uterina. Em geral, os sintomas aparecem quando o tumor aumenta de tamanho e atinge a cavidade uterina causando sangramentos ou compressão dos órgãos adjacentes, como bexiga e intestino. Além disso, o mioma intramural pode distorcer a cavidade uterina causando a infertilidade. Quando o mioma intramural cresce demais, ele pode atingir tanto a cavidade uterina quanto a parte mais externa do útero. Neste caso, eles podem ser chamados de mioma transmural.

Mioma submucoso - localiza-se mais próximo da cavidade uterina, sendo o tumor ginecológico mais frequentemente diagnosticado na mulher. Apresenta toda ou alguma parte da lesão se desenvolvendo para dentro da cavidade uterina. Sangramento uterino anormal e dor pélvica são os sintomas mais comuns, principalmente nas lesões de localização submucosa. Infertilidade e abortamento de repetição podem também ser causados por este tipo de lesão.

Eles podem ser classificados em 3 tipos: subserosos, intramurais ou submucosos. Os submucosos são os que mais interefrem na infertilidade e nos distúrbios da menstruação, mas somente 5% das mulheres o possui.
A maioria das mulheres com mioma uterino não apresentam nenhum sintoma relacionado. Caso note alguma alteração como um sangramento menstrual anormal, sensação de pressão ou dor no baixo ventre ou sentir que as calças estão ficando mais difíceis de apertar, procure um ginecologista.
Os miomas grandes (com mais de 7mm) podem causar dor na relação sexual e cólicas, podem pressionar os órgãos pélvicos e um dos sintomas é o aumento da vontade de urinar, pela pressão feita na bexiga. 
Assista o vídeo abaixo:




Fonte: henriqueelkis.com.br/tipos_miomas.asp| Tua Saúde

Histerectomia - o que é uma histerectomia?



Uma histerectomia é a remoção cirúrgica do útero, geralmente realizada por um ginecologista. Histerectomia pode ser total (removendo o corpo, fundus e colo do útero; muitas vezes chamado de "completa" ou parcial (remoção do corpo uterino, mas deixando o coto do colo do útero, também chamado de "supracervical"). É o procedimento cirúrgico ginecológico mais comumente executado.

De acordo com o National Center for Health Statistics, de 617.000 hysterectomies realizados em 2004, 73% também envolveu a remoção cirúrgica do ovário. Nos Estados Unidos, 1/3 das mulheres pode ser esperado para ter uma histerectomia por 60 anos. Existem atualmente cerca 22 milhões de pessoas nos Estados Unidos que se submeteram a este procedimento. Uma média de 622.000 hysterectomies um ano foram realizadas nos últimos dez anos.

Remoção do útero processa o paciente incapaz de engravidar (como faz a remoção dos ovários e trompas de falópio) e seus níveis hormonais é alterado consideravelmente, assim que a cirurgia é normalmente recomendada para apenas algumas circunstâncias específicas:
  • Certos tipos de cancros do sistema reprodutor (uterinos, do colo do útero, ovários) ou tumores
  • Como um tratamento profilático para aqueles com ambos uma forte história familiar de câncer do sistema reprodutivo (principalmente câncer de mama em conjunto com a mutação BRCA1 ou BRCA2) ou como parte de sua recuperação de tais cancros
  • Endometriose severa e intratável (crescimento do revestimento uterino fora da cavidade uterina) e/ou adenomiose (uma forma de endometriose, onde o revestimento uterino tem crescido em e, por vezes, através da musculatura da parede uterina) após farmacêutica ou outras opções cirúrgicas esgotamento
  • Após o parto para remover um caso grave de placenta prévia (uma placenta que foi formado durante ou no interior do canal de nascimento) ou placenta acreta (placenta que cresceu em e através da parede do útero para juntar-se a outros órgãos), bem como um último recurso no caso de hemorragia pós-parto excessiva

Embora histerectomia é realizada com frequência para uterinos (crescimentos benignos de tumor-como dentro do útero própria composta por músculo e tecido conjuntivo), conservadoras opções em tratamento estão disponíveis por médicos que são treinados e qualificados em alternativas. Ele é bem documentado na literatura médica que myomectomy, a remoção cirúrgica de miomas com reconstrução do útero, foi executada por mais de um século.

O útero é um órgão sensível ao hormônio sexual reprodutiva e os ovários produzem a maioria de estrógeno e progesterona que está disponível nas fêmeas genéticas da idade reprodutiva.
Grupos de educação de saúde de algumas mulheres como a histerectomia recursos educacionais e serviços visam informar o público sobre as consequências de muitas alternativas à histerectomia e as funções importantes que os órgãos da mulher tem toda a vida de uma mulher.

Histerectomia é geralmente realizada para doenças graves e é altamente eficaz na cura essas condições.

Estudo da saúde da mulher de Maine, de 1994, seguido por 12 meses tempo aproximadamente 800 mulheres com problemas ginecológicos semelhantes (dor pélvica, incontinência urinária devido a prolapso uterino, endometriose severa, hemorragia menstrual excessiva, grandes uterinos, relação sexual dolorosa), cerca de metade dos quais tinha uma histerectomia e metade dos quais não o fez. O estudo constatou que um número substancial de quem tinha uma histerectomia tinha marcado melhoria nos seus sintomas após histerectomia, bem como uma melhoria significativa na sua saúde física e mental em geral um ano fora da sua cirurgia. 

O estudo concluiu que, para aqueles que têm problemas ginecológicos intratáveis que não haviam respondido a intervenção não-cirúrgica, histerectomia pode ser benéfica para sua saúde em geral e bem-estar.